A cidade de Santiago, participante da Rede Internacional de Cidades Educadoras, está inserida na construção de rede temáticas para o trabalho conjunto em 2013 com outras cidades da América Latina. Serão três temas que o município irá participar ativamente dos debates, sendo eles: Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, juntamente com as cidades de Rosário (Argentina), Medellín (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai).
Para discutir sobre Mobilidade Segura, estarão as cidades argentinas de Totoras e Rosário, juntamente com Quito (Equador), sendo que para o terceiro tema, Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Santiago dividirá as discussões com as cidades argentinas de Pergamino, Mendoza e Pilar, como também, com a cidade brasileira de Itapetininga (SP) .
Segundo o professor Rodrigo Neres, delegado técnico da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), “uma rede temática é uma equipe de trabalho integrada por representantes dos governos locais de diversas cidades com o interesse coletivo posto em uma temática concreta de gestão municipal e o desejo trocar experiências a respeito, aprofundando no estudo da mesma e chegando às conclusões práticas que otimizem seu trabalho e sirvam de exemplo", comentou. No Brasil apenas duas cidades participarão, sendo que Santiago está na discussão de três redes temáticas, das cinco propostas pela Delegação da América Latina.